Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Como ensinar o cão a fazer xixi e coco num jornal


As leis do equilíbrio ecológico exigem que os animais façam suas necessidades num local que as absorva: na terra ou na grama, por exemplo para fertilizá-la.
O que há de mais parecido com isso em sua casa é o tapete persa.
Como você já sabe, não se pode ensinar a um cão a NÃO fazer coisas então, precisamos ensinar como fazer num jornal.
1. Confine durante 15 dias seu cachorro num recinto onde ele irá fazer suas necessidades, comer, dormir e brincar.
2. Forre tudo com jornal. Onde ele irá fazer? Sem opções, num jornal! Se ele começar a rasgar o jornal, umedeça-o um pouco, com um borrifador desses de molhar plantas, para eliminar aquele barulhinho gostoso do jornal rasgando.
3. Limpe e substitua o jornal sujo sempre!!! Seu cão precisa ter a sensação de que suas necessidades foram absorvidas.
4. Você irá perceber que ele escolherá, para dormir, um cantinho o mais longe da porta, fará suas necessidades noutro cantinho, o mais próximo da porta de saída, e irá brincar nos outros lugares.
5. Desde que você troque o jornal, ele fará sempre no mesmo lugar. Se você não trocar ele jamais irá fazer suas necessidades sobre as antigas. Por ter que rodar antes de defecar, ele escolherá outro lugar, para não pisar na própria sujeira, e seu plano de condicionamento estará perdido.
6. Assim que esse comportamento se tornar padrão, retire o jornal de onde ele escolheu para dormir e substitua-o por um paninho.
7. Ele irá dormir no paninho, comer, brincar e fazer suas necessidades no jornal, sempre no mesmo lugar (desde que você troque o jornal sujo).
8. Aos poucos, retire o jornal de onde ele escolheu para brincar e comer, até você perceber que sua mira melhorou e que ele consiga fazer numa só folha aberta de jornal.
9. É tempo de começar a soltar seu cachorro. Solte-o, em liberdade vigiada, após ter feito suas necessidades no jornal depois das refeições.
10. Quando você perceber que ele, sozinho, procura o jornal para fazer suas necessidades, poderá deixá-lo completamente solto.

Bruno Tausz
Cinófilo e Etólogo - Rio de Janeiro - RJ

http://www.saudeanimal.com.br/lugar_certo.htm

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Qual é o melhor cão para você?

Antes de adquirir um cão, você precisar levar em consideração o tipo de raça que melhor se adapta a você e sua família e, é praticamente impossível afirmar, que algumas raças são melhores do que outras como cães de estimação. Qualquer dono ou criador considera seu animal o melhor do mundo!
O primeiro passo é visitar uma exposição, onde você terá a oportunidade de conhecer varias raças. Depois de ter gostado de determinada raça é preciso conhecer um ou mais criadores especializados. Além de você ter a chance de conhecer os pais do futuro filhote, também pode sanar todas as suas dúvidas quanto a raça: tamanho, cuidados, manejo, temperamento etc. Se você não conhecer nenhum canil, o Kennel Club poderá fornecer os endereços.
O principal problema na compra de um filhote é a idoneidade do criador. As vezes, compramos um cão achando que ficará pequeno e, quando cresce, fica maior do que esperávamos. Quando ganhamos um cão Sem Raça Definida, na verdade, estamos ganhando uma incógnita (?). Não temos como saber de que tamanho ficará ou muito menos como será seu temperamento, porém, os cães SRD também são adoráveis cães de companhia.
Quando for escolher um cão, além da simpatia que você tem pela raça, é muito importante que você leve em consideração o local em que vive e o seu orçamento familiar. Um cão grande não se adapta em um apartamento pequeno e, um salário pequeno, não sustenta um cão grande. Além disso você deve se perguntar se está disposto a fornecer ao novo membro da família alimentação, saúde e higiene adequadas e, principalmente, muito amor e carinho.
Se você tomar uma decisão coerente e sensata, você será recompensado com um companheiro fiel, devotado e um amigo que não pode ser comparado a nenhum outro. 

Como escolher o filhote.
Você pode, antes de escolher o filhote, checar alguns pontos: Verifique se o pêlo está livre de pulgas e carrapatos e se não está opaco; os olhos devem ter brilho e estar limpos e livres de secreção; as orelhas devem estar limpas; a coluna vertebral não deve ser proeminente; a área anal deve estar limpa e livre de vestígios de diarréia; a barriga não deve ser volumosa, isso é indicação de verme; verificar, quando o padrão da raça exigir, se a amputação do *ergot e da cauda já foi realizado e, principalmente, se está livre de ferimentos e bem cicatrizado. Lembre-se de que um filhote saudável é esperto e brincalhão. 

*ESPORÃO ou ERGOT - O esporão, ou dedo rudimentar, córneo como uma unha, é o último para o lado de dentro de cada pata. Não tem utilidade para a grande maioria dos cães domésticos, por isso é muitas vezes removido em tenra idade. Pode ser, no entanto, essencial para categorias como o puffin dog pois facilita a mobilidade em terreno acidentado.

O preço de um filhote varia de acordo com o seu pedigree ("certidão de nascimento" e garantia de que um cão de raça pura) e com a menor ou maior raridade da raça. Em geral, quando os filhotes são colocados à venda, já estão desmamados, desmirfugados e com a primeira dose da vacina tomada. O ideal, após a compra é levar o cãozinho a um médico veterinário para que seja examinado e certificar-se de que é realmente saudável.
Se você quiser saber sobre algumas raças, além de encontrar na nossa pagina - Raças de Cães ou Cães que freqüentam Pet Shop - você também encontrará muita informação em nossa página de links de outros sites - Links de Cães

Veja a seguir a relação de algumas raças agrupadas por porte físico: 

Cães de Pequeno Porte
Cães de Pequeno Porte
Cães de Porte Grande

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Dica - Como escolher um filhote de cão

- Em primeiro lugar, pense bem antes de adquirir seu mascote pois será uma ótima companhia nos próximos 10 a 15 anos, e ele vai precisar de seus cuidados, carinho e atenção.
- Procure definir, dentre as raças que você mais gosta, qual será mais adequada para um bom convívio. Por exemplo: se seu espaço é restrito, procure uma raça de pequeno porte. Se você mora em uma casa ampla, com quintal, e quer um cão de guarda, então você vai ter várias opções.

- Uma vez definida a raça, procure o Clube Cinófilo de sua região e peça telefone de criadores a fim de adquirir um exemplar com REGISTRO. Pergunte se o vendedor tem CANIL REGISTRADO e em qual KENNEL CLUBE. Este registro, também é conhecido como PEDIGREE, é a garantia de que você esta adquirindo um exemplar de raça pura.
Mesmo que você opte por um cão sem pedigree (para ficar aproximadamente R$ 40,00 mais barato, que é o valor do documento) exija que o criador tenha um canil registrado.
- Nunca compre por puro impulso para não se arrepender mais tarde. Procure visitar o local do canil ou o maior número de criadores possível a fim de ter mais opções na hora de escolher. COMPARE, PERGUNTE, PESQUISE. O mais BARATO, principalmente se tratando de cães, muitas vezes pode sair bem caro. Mas não se iluda, o preço por si só também não é garantia. Procure conhecer o plantel de cada criador pois somente assim, você vai poder entender melhor o seu trabalho, quais são os cuidados que ele tem com a criação e, principalmente, o que ele tem a lhe oferecer.

- VEJA se ele participa de EXPOSIÇÔES. Isso é muito importante e diferencia os criadores dos "fabricantes de filhotes". Caso sim, é porque ele se PREOCUPA COM O PADRAO DA RAÇA. O que garantirá um filhote que crescera dentro das expectativas. Um cão campeão é aquele que foi aprovado por pelo menos 5 juizes como tendo as características desejáveis para a raça, estando assim apto para ser pai. Sempre prefira os filhotes cujos pais (ou pelo menos os avós) são campeões, mesmo que custe um pouco mais agora, vai sair mais barato e compensador no futuro!
- Uma vez escolhido o filhote, exija do criador um Certificado de Vacina, especificando a data de administração das doses, com carimbo e CRMV do veterinário responsável, assim como controle de verminoses. Exija, também, na forma de um CONTRATO DE COMPRA E VENDA e um RECIBO, as garantias necessárias para que, mais tarde, nenhuma das partes possam ser ou sentir-se lesadas. Essas garantias são referentes ao estado de saúde do animal, forma de pagamento, finalidade da aquisição do animal (companhia, reprodução, exposição etc), prováveis problemas congênitos, prazo de entrega do PEDIGREE, entre outros. E lembre-se: nesse Contrato, existem Direitos e Deveres para quem adquire um animal.

- As lojas ou feiras de animais são um VERDADEIRO PERIGO para quem se apaixona facilmente por filhotes. Além de haver o trânsito de muitos animais jovens e pessoas diferentes (isto ajuda a disseminar doenças infecciosas e até fatais), você não terá certeza da procedência daquele bichinho, pois não viu os pais, as condições que viviam, se tinham algum problema genético que poderia passar para os filhotes e ainda verificar a personalidade dos pais. Antes de comprar um cão em loja de venda ou feira de animais e levar para casa não só um cãozinho mas também vários problemas de saúde, adote então um cão de uma associação de proteção animal. Você estará fazendo um bem ao um ser vivo e reduzindo muito as chances de gastar com veterinário.


Canil Klaus van Thor
Criadora e proprietária: Gisele Rovani
e-mail: giselerovani@upf.br

http://comoescolherumcao.blogspot.com/

quinta-feira, 1 de julho de 2010

CAMINHA DE CACHORRO / CASINHA DE CACHORRO


(Loja virtual de roupas para cachorro)

O Moranguinho fofo é uma casinha de cachorro em forma de morango. As folhas são muito bonitinhas. O tecido da casinha é feito de velboa muito fofo e o toque é muito gostoso! Possui alça para facilitar o deslocamento da casinha, mas lembre-se de não carregá-la  com a alça enquanto o cachorro estiver dentro!

CAMINHA DE CACHORRO / CASINHA DE CACHORRO









(Loja virtual de roupas para cachorro)
 
A Choco-dog é uma casinha de cachorro que pode se transformar em uma caminha para cachorros. É muito prática, tanto para o inverno como para o verão. Sem contar que os cachorros gostam de ficar em lugares escondidinhos também! A almofada possui um tecido de dois lados diferentes, um deles é mais fresco feito de tricoline ideal para o verão, já a outra é mais quente, feita de velboa, ideal para utilização no inverno.Os tecidos de dentro e de fora são impemeáveis, não precisando lavar. Pode-se passar um pano somente para tirar eventual sujeira. Vocês podem virar a casinha ao avesso para facilitar a limpeza! A capa da almofada e o laçinho de decoração podem (e devem) ser removidos para a lavagem.É fácil de montar e desmontar

CAMINHA DE CACHORRO / CASINHA DE CACHORRO




(Loja virtual de roupas para cachorro)

A Happy Flor é uma caminha de cachorro que é muito prática para lavar. As almofadas podem ser retiradas pelo zíper para a lavagem. A almofada possui um tecido de dois lados diferentes, um deles é mais fresco feito de tricoline ideal para o verão, já a outra é mais quente, feita de velboa, ideal para utilização no inverno. É fácil de montar e desmontar.

CAMINHA DE CACHORRO / CASINHA DE CACHORRO



(Loja virtual de roupas para cachorro)

 
A Happy Flor é uma caminha de cachorro que é muito prática para lavar. As almofadas podem ser retiradas pelo zíper para a lavagem. A almofada possui um tecido de dois lados diferentes, um deles é mais fresco feito de tricoline ideal para o verão, já a outra é mais quente, feita de velboa, ideal para utilização no inverno. É fácil de montar e desmontar.