sábado, 19 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DE TIRAR O PÊLO DOS OUVIDOS

Quando eu recebo clientes pela primeira vez, eu vejo que quase todos os cachorros tem  bastante pelos nas orelhas. Desta maneira, dá para ver que o tosador dele nem deu uma limpadinha nas orelhas. Os donos tem que saber as informaçoes sobre a higiene dos seus cachorros. Os pêlos das orelhas gera humidade e isso pode causar doenças (especialmente nas raças que tem pêlo comprido, como shih tzu, york, maltes, lhasa, poodle etc Precisa-se tirar os pelos das orelhas uma vez por mes). Hoje encontrei um york que, pela primeira vez, dá para ver ele é bem cuidado e ele vai ao pet shop todas semanas, mas mesmo assim parece que nunca tinha sido tirado os pelos das orelhas em toda a sua vida. A tosadora deve fazer isto obrigatoriamente.

OBS: Para o animal que nunca teve seus pêlos do ouvido tirados, tirar de uma só vez pode ser ruim, especialmente para as raças poodle, bichon e shihtzu, pois estes têm muitos pêlos. Neste caso, se tirar todos os pêlos de uma vez, o cachorrinho pode sentir bastante e ficar um pouco dolorido, inclusive pode até sangrar um pouquinho em alguns casos, por isto não recomendo tirar só de uma vez. Neste procedimento, vale a pena lembrar que deve ser utilizado o talco para a remoção dos pêlos e também que se utilize a pinça para retirar o pêlo bem próximo de sua raiz. Deve-se procurar tirar poucos pêlos por vez, e não um monte de uma só vez. Sempre é bom também consultar o seu veterinário, mas tenho certeza de que esta prática é muito recomendada para a higiene dos cachorrinhos. No caso do Yorkshire acima, o mesmo não sentiu nada enquanto se retivara os pêlos. Geralmente as raças que tem pêlos grossos, é mais difícil para o animal, já as que possuem pêlos mais finos, pode ser mais fácil.

24 comentários:

  1. Ola!!
    Meu nome eh Margareth,estive lendo seus posts e gostei muito.Vi que vc morou na Coreia,eu moro no Japao..pertinho ne!!!
    Então,ganhei uma shitzu que esta com 3 anos,um amigo teve que ir embora pro Brasil e nw tinha como leva-la entao deixou comigo.Confesso que fiquei com um pouco de medo pois nunca tive animais de estimação,mas to me apaixonando por ela a cada dia que passa.Como sou marinheira de primeira viagem gostaria muito poder contar com seu blog pra tirar duvidas,posso??
    Muito obrigado pela atenção .
    Bjus
    Margareth

    ResponderExcluir
  2. Oi Margareth,
    muito prazer. fico contente que voce goustou do meu blog!! se você tiver outras duvidas, pode perguntar ou me mandar email. Para mim é bom saber quais as dúvidas das pessoas referente aos cachorros e gatos.
    espero que voce esteja bem no japão depois do ocorrido. beijos
    myonghee

    ResponderExcluir
  3. Ola Myonghee!!!!
    Obrigado por responder!!!!
    Aqui onde moro gracas a Deus nw aconteceu nada,o tsunami foi longe da minha cidade.
    Vou mandar um e-mail pra vc ta,ai mando tbm uma foto da Katy!!!
    Bjussss

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Parabéns pelo blog! Depois visita e segue meu blog sobre cães que é o: www.patografo.blogspot.com
    Sou de Belo Horizonte, gostaria de saber como é feita a retirada de pêlos da orelha dos Shih Tzus. Tem alguma pinça própria?
    Obrigada!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. oi!! obrigada pelo elogio do meu blog.
    vocÊ precisa usar uma pinça hemostatic reta. mas dá para tirar os pêlos à mão. dependendo do cachorro, uns gostam que você utilize a mão , outros a pinça. normalmente eu faço com a mão primeiro, depois uso a pinça para tirar os pêlos de dentro do ouvido. antes de tirar os pelos use talco para facilitar e para cachorro não sentir dor. fiz um artigo no meu blog sobre este assunto. dê uma olhada na Dicas de tosa, qualquer coisa me pergunte. espero que tenha te ajudado.
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá!! admiro seu amor pelos peludos,realmente os cães e gatos são como filhos para muita gente,eu tenho um Poodle hoje com 7 anos e sempre levo para banho em pet e quando necessita de uma tosa higiênica ou total por conta do calor de verão aqui do RJ,mais digo que essa pratica da retirada dos pelos dos ouvidos é errado,li uma matéria de uma Médica Veterinária sobre esse assunto e a mesma disse que essa pratica pode levar a sérias lesões no ouvido do animal,portanto avalie essa pratica para não fazer os peludos sofrerem,isso não é uma pratica correta e sim dolorosa e digo que ao de tortura para o animal,segue o link da matéria>>>>http://mdemulher.abril.com.br/animais/reportagem/cuidados/correto-retirar-pelos-ouvido-caes-gatos-621385.shtml

    ResponderExcluir
  7. oi!!! obrigada pelo comentario!
    eu sou coreana. no meu país, eu me informei para passar esta informação em meu blog. De qualquer maneira, é interessanter ter este outro lado de opinião. Depois que li seu comentario, fiquei em dúvida sobre este quesito e li em outro site dos Estados Unidos, chama-se WebVet, que mantém a mesma opinião que coloquei.
    Coloco abaixo o endereço que li sobre este assunto. Você pode dar uma olhadinha. Mantemos o o contato. Atenciosamente, Myonghee


    http://www.webvet.com/main/2008/06/03/otitis-ear-infections
    ---Q&A Why do pets get ear infections?

    Dogs and cats have deep ear canals that tend to trap moisture and wax, creating a warm and humid environment that is ideal for growth of bacteria, yeast, and mites. In addition, many dogs have floppy ears or hair growing inside the ear that closes off the canal, which adds to the problem.

    Written and reviewed by John A. Bukowski, DVM, MPH, PhDand Susan E. Aiello, DVM, ELS
    All content on WebVet is reviewed annually by Vets to guarantee its timeliness and accuracy.
    Article last reviewed: 2010-09-01

    ResponderExcluir
  8. Elvis Serrão (Rio de Janeiro -Brazil)23 de maio de 2011 às 23:05

    Olá Myonghee! sou o autor da postagem que estava em anônimo e do link a respeito da higiêne dos ouvidos,desculpe por não ter postado nome e localidade.
    Como disse na postagem anterior,eu tenho um Poodle médio com 7 anos,ele sempre toma banho em pet porque me preocupo com a higiêne dele,a alguns anos atrás para o dia de hoje ele sempre fez a retirada dos pelos dos ouvidos,mais essa ultima retirada dos pelos me procupou muito,ele ficou com muita dor na região e depressivo,então para ajuda-lo a não sentir dor,apliquei 6 gotas de NATALENE em cada ouvido e dei um remédio para dor DORLES de 12mg,no fim do dia seguinte ele ja estava saltitante e alegre,mais abana a orelha mais vezes do que antes da retirada dos pelos,por isso pesquisando pela internet achei a matéria que postei aqui no seu blog,até porque minha intenção é de ajudar e não de atrapalhar,creio eu que se a retirada dos pelos for de pelo menos 3 vezes ao mês se o animal tiver um crescimento de pelos acentuado é claro,essa opção não fara com que ele sofra,mais pegar um animal ja adulto com bstante pelos nos ouvidos e sair arrancando,o bichinho vai sofrer muito,e com isso ele ira associar a dor ao banho,isso não sera nada bom para a saúde do mesmo,peço aos donos dos peludos que faça uma consulta com o médico Veterinário de confiança antes de preceder tal pratica,OK? obrigado pelo espaço Myonghee e fique com Deus..

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela contribuição Elvis !
    Isto que você comentou é muito importante.
    Até me ajudou para adicionar uma observação neste post que antes não tinha (coloquei OBS acima). Bom, concordo que não seja bom para o animal que nunca teve seus pêlos do ouvido tirados tirar só de uma vez, especialmente as raças poodle, bichon e shihtzu pois têm muitos pêlos. Neste caso, se tirar todos os pêlos de uma vez, o cachorrinho pode sentir bastante e ficar um pouco dolorido, inclusive pode até sangrar um pouquinho em alguns casos, por isto não recomendo tirar só de uma vez. Neste procedimento, vale a pena lembrar que deve ser utilizado o talco para a remoção dos pêlos e também que se utilize a pinça para retirar o pêlo bem próximo de sua raiz. Deve-se procurar tirar poucos pêlos por vez, e não um monte de uma só vez. Sempre é bom também consultar o seu veterinário, mas tenho certeza de que esta prática é muito recomendada para a higiene dos cachorrinhos. Um abraço e até mais !

    ResponderExcluir
  10. uma vez levei meu poodle no veterinario e ele me falou que não precisava de nenhum talco.Pegou a pinça e arrancou os pelos do ouvido do meu cão que ficou muito bravo.Não gostei do que ele fez, disse que não doi nada . Mas eu não acreditei,pois meu poodle até avançou

    ResponderExcluir
  11. Os pêlos das orelhas gera humidade e ... UMIDADE sem o "H"

    ResponderExcluir
  12. olá tenho muitas duvidas sobre isso porque já passei por muitos curso faço tosa já fazem 10 anos e todos os veterinários que eu conheço dizem que é errado fazer isso que se deve então cortar e não arrancar tudo porque o pelo lá de dentro também é uma proteção do animal se fosse assim então ele não teria pelos ali então vai saber o que é certo acho que o melhor pro bichinho é o que vai fazer melhor para ele e também acho que arrancar causa muito desconforto inclusive vi alguns bichinhos que tiveram oto-hematoma por term tirado os pelos e depois irritou e eles não paravam de bater as orelhas e tivemos que fazer um procedimento cirúrgico e ele sofreu
    muito e ai como fica ?

    ResponderExcluir
  13. Que talco é esse, pois uma vez pedi para a veterinaria me da o nome para eu compra e ela mao quiz me falar.

    ResponderExcluir
  14. Que talco é esse, pois uma vez pedi para a veterinaria me da o nome para eu compra e ela mao quiz me falar.

    ResponderExcluir
  15. Que talco é esse, pois uma vez pedi para a veterinaria me da o nome para eu compra e ela mao quiz me falar.

    ResponderExcluir
  16. Que talco é esse, pois uma vez pedi para a veterinaria me da o nome para eu compra e ela mao quiz me falar.

    ResponderExcluir
  17. Tb li varias materias sobre veterinários contra esta pratica, o petshop q levo meus cães não corta porém eu sempre aparo em casa sem aprofundar, a pinça deve machucar pois se já dói tirar nossa sobrancelha imagine pelos de dentro do ouvido, tadinhos.

    ResponderExcluir
  18. Olá .. ganhei uma cachorrinha ,mandei pro pet pra banho e tosa .. o ouvido dela sangrou ,liguei la pra saber se era normal me informaram que sim ..
    e mandaram eu limpar com soro e algodao ..
    isso esta correto?
    Se poder me responder alriangelamatias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá .. ganhei uma cachorrinha ,mandei pro pet pra banho e tosa .. o ouvido dela sangrou ,liguei la pra saber se era normal me informaram que sim ..
    e mandaram eu limpar com soro e algodao ..
    isso esta correto?
    Se poder me responder alriangelamatias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá .. ganhei uma cachorrinha ,mandei pro pet pra banho e tosa .. o ouvido dela sangrou ,liguei la pra saber se era normal me informaram que sim ..
    e mandaram eu limpar com soro e algodao ..
    isso esta correto?
    Se poder me responder alriangelamatias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. OLA GOSTARIA DE SABER SE AINDA ARRANCA OS PELOS DOS OUVIDOS DOS CAES...POIS OS ULTIMOS CURSOS QUE ANDAMOS FAZENDO, ELES INDICAM NAO ARRANCAR OS PELOS POIS O OUVIDO SAUDAVEL ESTARA EXPOSTO A FUNGOS E BACTERIAS QUANDO REMOVIDO OS PELOS, UMA VEZ QUE OS POROS FICARAM ABERTOS.
    COM SUA VASTA EXPERIENCIA, OQUE ACREDITA DAR MAIS PROBLEMAS DE OUVIDO NOS CAES?
    AGUARDO SUA RESPOSTA!!! :)

    ResponderExcluir
  22. Olá !

    Sou médica veterinária e gostaria de esclarecer um ponto: retira os pelos das orelhas de cães e gatos pode afetar demasiadamente a saúde da orelha externa. quando os pelos são retirados por avulsão, gera-se um processo inflamatório que pode evoluir para otites externas graves que, por sua vez, podem evoluir para otites médias e internas. O mais recomendado quando a presença dos pelos incomoda o proprietário, é cortá-los bem rente à base, mas nunca arrancá-los. Hoje temos uma casuística na clínica onde quase 20% de tudo que recebemos é otite externa, precisamos esclarecer corretamente os proprietários e profissionais envolvidos nos cuidades de cães e gatos.
    Espero ter ajudade e me coloco à disposição para eventuais dúvidas.
    Abraço,

    mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ,Mayara.
      Queria saber se eu posso tirar os pelos da orelha da minha shitzu , ela já tem otite media e nunca sara com os medicamentos q o vet passou , ele me disse uma vez q teria q tirar os pelos do ouvido dela , pq a inflamação diminuiria um pouco.Mas tenho mt do de tirar ou mandar tirar , eu corto sempre mas to vendo q n ta adiantando e fica cheio daquela cera preta com mal cheiro grudado nos pelinhos dela .
      Me ajuda , o que eu devo fazer !

      Excluir