terça-feira, 13 de julho de 2010

Como ensinar o cão a fazer xixi e coco num jornal


As leis do equilíbrio ecológico exigem que os animais façam suas necessidades num local que as absorva: na terra ou na grama, por exemplo para fertilizá-la.
O que há de mais parecido com isso em sua casa é o tapete persa.
Como você já sabe, não se pode ensinar a um cão a NÃO fazer coisas então, precisamos ensinar como fazer num jornal.
1. Confine durante 15 dias seu cachorro num recinto onde ele irá fazer suas necessidades, comer, dormir e brincar.
2. Forre tudo com jornal. Onde ele irá fazer? Sem opções, num jornal! Se ele começar a rasgar o jornal, umedeça-o um pouco, com um borrifador desses de molhar plantas, para eliminar aquele barulhinho gostoso do jornal rasgando.
3. Limpe e substitua o jornal sujo sempre!!! Seu cão precisa ter a sensação de que suas necessidades foram absorvidas.
4. Você irá perceber que ele escolherá, para dormir, um cantinho o mais longe da porta, fará suas necessidades noutro cantinho, o mais próximo da porta de saída, e irá brincar nos outros lugares.
5. Desde que você troque o jornal, ele fará sempre no mesmo lugar. Se você não trocar ele jamais irá fazer suas necessidades sobre as antigas. Por ter que rodar antes de defecar, ele escolherá outro lugar, para não pisar na própria sujeira, e seu plano de condicionamento estará perdido.
6. Assim que esse comportamento se tornar padrão, retire o jornal de onde ele escolheu para dormir e substitua-o por um paninho.
7. Ele irá dormir no paninho, comer, brincar e fazer suas necessidades no jornal, sempre no mesmo lugar (desde que você troque o jornal sujo).
8. Aos poucos, retire o jornal de onde ele escolheu para brincar e comer, até você perceber que sua mira melhorou e que ele consiga fazer numa só folha aberta de jornal.
9. É tempo de começar a soltar seu cachorro. Solte-o, em liberdade vigiada, após ter feito suas necessidades no jornal depois das refeições.
10. Quando você perceber que ele, sozinho, procura o jornal para fazer suas necessidades, poderá deixá-lo completamente solto.

Bruno Tausz
Cinófilo e Etólogo - Rio de Janeiro - RJ

http://www.saudeanimal.com.br/lugar_certo.htm

3 comentários:

  1. minha filhotinha tem 2 meses,porque as vzs ela vai no lugar certo,mas as vzs ela erra sei lá ela esuqece mas ñ desisto até ela aprender certinho.......obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela dica,lembrando que o famoso pipi pode ajuda muito......

    ResponderExcluir
  3. obrigada pelo elógio! quando a sua cachorrinha erra, coloque um jornal em cima da lugar. e ela vai fazer em cima dele por causa do cheiro de xixi. e depois mudando o lugar do jornal pouco a pouco até o lugar que você deseja!
    mas a sua cachorrinha é tão nenezinho. vai ter um paciencia mesmo!! rsrsrs boa sorte Vivi
    obrigada pelo comentário
    beijos
    Myonghee

    ResponderExcluir