quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dica - Como escolher um filhote de cão

- Em primeiro lugar, pense bem antes de adquirir seu mascote pois será uma ótima companhia nos próximos 10 a 15 anos, e ele vai precisar de seus cuidados, carinho e atenção.
- Procure definir, dentre as raças que você mais gosta, qual será mais adequada para um bom convívio. Por exemplo: se seu espaço é restrito, procure uma raça de pequeno porte. Se você mora em uma casa ampla, com quintal, e quer um cão de guarda, então você vai ter várias opções.

- Uma vez definida a raça, procure o Clube Cinófilo de sua região e peça telefone de criadores a fim de adquirir um exemplar com REGISTRO. Pergunte se o vendedor tem CANIL REGISTRADO e em qual KENNEL CLUBE. Este registro, também é conhecido como PEDIGREE, é a garantia de que você esta adquirindo um exemplar de raça pura.
Mesmo que você opte por um cão sem pedigree (para ficar aproximadamente R$ 40,00 mais barato, que é o valor do documento) exija que o criador tenha um canil registrado.
- Nunca compre por puro impulso para não se arrepender mais tarde. Procure visitar o local do canil ou o maior número de criadores possível a fim de ter mais opções na hora de escolher. COMPARE, PERGUNTE, PESQUISE. O mais BARATO, principalmente se tratando de cães, muitas vezes pode sair bem caro. Mas não se iluda, o preço por si só também não é garantia. Procure conhecer o plantel de cada criador pois somente assim, você vai poder entender melhor o seu trabalho, quais são os cuidados que ele tem com a criação e, principalmente, o que ele tem a lhe oferecer.

- VEJA se ele participa de EXPOSIÇÔES. Isso é muito importante e diferencia os criadores dos "fabricantes de filhotes". Caso sim, é porque ele se PREOCUPA COM O PADRAO DA RAÇA. O que garantirá um filhote que crescera dentro das expectativas. Um cão campeão é aquele que foi aprovado por pelo menos 5 juizes como tendo as características desejáveis para a raça, estando assim apto para ser pai. Sempre prefira os filhotes cujos pais (ou pelo menos os avós) são campeões, mesmo que custe um pouco mais agora, vai sair mais barato e compensador no futuro!
- Uma vez escolhido o filhote, exija do criador um Certificado de Vacina, especificando a data de administração das doses, com carimbo e CRMV do veterinário responsável, assim como controle de verminoses. Exija, também, na forma de um CONTRATO DE COMPRA E VENDA e um RECIBO, as garantias necessárias para que, mais tarde, nenhuma das partes possam ser ou sentir-se lesadas. Essas garantias são referentes ao estado de saúde do animal, forma de pagamento, finalidade da aquisição do animal (companhia, reprodução, exposição etc), prováveis problemas congênitos, prazo de entrega do PEDIGREE, entre outros. E lembre-se: nesse Contrato, existem Direitos e Deveres para quem adquire um animal.

- As lojas ou feiras de animais são um VERDADEIRO PERIGO para quem se apaixona facilmente por filhotes. Além de haver o trânsito de muitos animais jovens e pessoas diferentes (isto ajuda a disseminar doenças infecciosas e até fatais), você não terá certeza da procedência daquele bichinho, pois não viu os pais, as condições que viviam, se tinham algum problema genético que poderia passar para os filhotes e ainda verificar a personalidade dos pais. Antes de comprar um cão em loja de venda ou feira de animais e levar para casa não só um cãozinho mas também vários problemas de saúde, adote então um cão de uma associação de proteção animal. Você estará fazendo um bem ao um ser vivo e reduzindo muito as chances de gastar com veterinário.


Canil Klaus van Thor
Criadora e proprietária: Gisele Rovani
e-mail: giselerovani@upf.br

http://comoescolherumcao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário